A cirurgia de pálpebra é chamada de blefaroplastia, quando é realizada na pálpebra superior, é denominada de blefaroplastia superior, já na pálpebra inferior, chama-se de blefaroplastia inferior.
É indicada para os pacientes com flacidez de pele em pálpebra, olhar cansado, olheiras, abertura excessiva da fenda palpebral – ectrópio.
A cirurgia tem como objetivo melhorar o campo de visão do paciente, abrir a fenda palpebral. assim avalio o grau de flacidez das pálpebras, tanto o conjunto do arcabouço estrutural, o esqueleto palpebral (tarso -a cartilagem, bolsas de gorduras e ligamentos de sustentação), quanto a flacidez de pele da pálpebra. as doenças da córnea, conjuntiva, retina são avaliadas pelo oftalmologista.
Outros pontos importantes na avaliação, antes de indicar a cirurgia, são o posicionamento das sobrancelhas; o grau de reabsorção óssea da órbita; os volumes de tecidos nos compartimentos de gorduras na face (principalmente nas regiões malares e temporais); qualidade da pele da face. Tudo isso são importantes para o rejuvenescimento do olhar.
A cirurgia de blefaroplastia superior consiste na remoção do excesso de pele, reafixação do sulco palpebral superior e, quando necessário, a remoção do excesso de bolsinhas de gorduras. a incisão fica na dobra natural da pálpebra superior que se forma quando o olho está aberto, então bem imperceptível.
A cirurgia de pálpebra inferior é a retirada do excesso de pele, melhora da flacidez dos ligamentos de sustentação da pálpebra inferior e, quando necessário, o tratamento das bolsinhas de gordura. a cicatriz pode ser localizada no sulco infra-ciliar inferior ou intra-conjuntival.
A lipoenxertia na face é um grande aliado na melhora do aspecto em geral do olhar, pois devolve o volume perdido às regiões circunvizinhas às pálpebras que de uma forma ou outra não contribuem para um aspecto de vivacidade, melhora a qualidade da pele, estimula o colágeno, hidrata a pele. como são células do próprio paciente, não tem risco de rejeição. além de ser o fator primordial para clareamento da pele em olheiras (nanofat graft).
Para realizar esta cirurgia, o paciente necessita estar com ótima saúde, realizar adequadamente os exames pré-operatórios e ajustar as carências, realizar as avaliações pré-operatórias com os profissionais necessários (cirurgião plástico, anestesista, nutrólogo e clínico especialista).
A cirurgia necessita de segurança antes, durante e depois, assim exigem locais seguros como os hospitais ou clínicas de credenciamentos, pois, a saúde da paciente deve ser a prioridade.
A equipe de anestesiologia realiza sempre uma consulta pré-operatória onde indicará a melhor assistência anestésica para o paciente, entre a possibilidade de anestesia está a anestesia geral, local ou local + sedação.
O tempo de recuperação para retorno das atividades de trabalho varia de acordo com os afazeres, quando não realiza muitos esforços, o retorno é assim que o paciente esteja confiante e tranquilo para exercer suas funções, mas para atividades físicas, com 2 a 3 semanas, porém, de forma gradual e leve.
Orientamos no pós-operatório imediato: a posicionar compressas com gelo sobre os olhos, pois ajudam a diminuir o inchaço e o sangramento; deitar com a cabeceira elevada (as costas elevadas com dois travesseiros); drenagens pós-operatórias faciais.
Então, a blefaroplastia vai promover um campo de visão mais amplo, ajuda na leitura, quando está dirigindo; tirar o aspecto de cansaço dos olhos; melhora as olheiras; em caos de ectrópio, melhora; pode ajudar a evitar um olho seco; rejuvenesce a expressão facial.
Não adie mais seu sonho, entre em contato