Implante Mamário na Adolescência

A adolescência é o período do desenvolvimento da mulher após a infância e antes da idade adulta, ocorrem alterações biológicas, psicológicas e no comportamento social necessárias ao preparado para a reprodução feminina.

As mamas femininas são órgãos compostos por tecidos mamários – produtores de leite, tecido adiposo, ligamentos de sustentação e a pele. sofrem influências hormonais, genética e fatores externos durante o seu desenvolvimento, por tudo isso, existem diversos formatos de mamas e com volumes variados.

A aparência das mamas é muito importante para a mulher, pois influência na sua autoestima, é uma estrutura anatômica de beleza feminina, por isso, muitas adolescentes têm preocupações e desejam melhorar a aparência das mamas nessa fase da vida, seja, porque os volumes são pequenos, ou por terem volumes grande demais que causem dores, seja por serem bastante diferentes entre si, ou por não se desenvolveram completamente – mamas tuberosas.

A idade para realizar a cirurgia plástica de implante mamário depende do desenvolvimento das mamas, se ainda estão crescendo; o desejo de amamentar futuramente – pois a cirurgia pode interferir na amamentação; do consentimento dos pais quando a filha ainda é menor de idade; alterações hormonais já estabilizadas; compreendimento psicológico e maturidade na escolha entre os responsáveis legais, entre outros fatores influenciam na época de realizar a cirurgia.

Partindo para o tema da utilização de implante de silicone mamário, a escolha deste impante é optado quando os volumes mamários são desproporcionalmente pequenos para a paciente, ou os formatos das mamas não são adequados, ou em muitos casos, as mamas são ausentes.

Também há de salientar que as próteses de mamas podem ter a necessidade de trocas futuramente, caso haja complicação (contratura capsular, ruptura do implante, micro-bleeding, deslocamento, linfoma de capsula, infecção) e pôr a idade ser baixa, o número de possíveis trocas são maiores.

O papel dos pais e responsáveis legais é de apoiar, entender bem a escolha da adolescente, aconselhar, entender o procedimento, participar ativamente na decisão, consentir na realização da cirurgia e estar presente nas diversas etapas pré, pós-cirurgia e eincluse nas possíveis complicações.

A mamoplastia de aumento, também conhecida como implante de prótese de mama, consiste no aumento do volume mamário através da colocação do silicone mamário. A cicatriz são menores, podem ser localizadas no sulco mamário, infra-areolar, axilar.

As lojas de implantação da prótese de mama podem ser subfasciais – abaixo da fascia do músculo peitoral maior; subglandular – abaixo da glândula mamária e acima da fascia; ou submuscular peitoral – dual pane – abaixo do músculo peitoral maior, utilizamos o sutiã interno para sustentação do implante mamário.

As próteses de silicone possuem formatos redondos, cônicos e anatômicos (em gota, para resultados mais naturais). e os implantes possuem projeções diferentes, para atingir o desejo de marcação do colo mamário: projeção baixa, moderada, alta e extra-alta.

Os detalhes importantes nas nossas mamoplastia são: estruturação das mamas com sutiã interno, lipoaspirações nas regiões torácicas para valorização dos cones mamários, escolha das próteses de mamas mais proporcionais e adequadas para as regiões mamárias da paciente, utilizamos a lipoenxertia de mamas para melhor correção das pequenas assimetrias, melhorar os detalhes e valorizar mais o colo mamário.

O movimentos das mãos e antebraços são livres desde o dia da cirurgia, podendo a paciente se alimentar, realizar seus cuidados pessoais, digitar, escrever e se vestir sozinha, porém não pode realizar esforços físicos e nem elevar os cotovelos acima da altura dos ombros, assim, a paciente não fica tão dependente para realizar suas atividades do dia a dia.

Para realizar a mamoplastia de aumento, a paciente necessita estar com ótima saúde, não ter um percentual de gordura alto (obesidade por exemplo), realizar adequadamente os exames pré-operatórios e ajustar as carências, realizar as avaliações pré-operatórias com os profissionais necessários (cirurgião plástico, anestesista, nutrólogo e clínico especialista).

A cirurgia necessita de segurança antes, durante e depois, assim exigem locais seguros como os hospitais de credenciamentos, pois, a saúde do paciente deve ser a prioridade.

A equipe de anestesiologia realiza sempre uma consulta pré-operatória onde indicará a melhor assistência anestésica para o paciente, entre a possibilidade de anestesia está a anestesia geral, percebo como mais segura e confortável para a paciente, podendo até mesmo ter alta no mesmo dia da cirurgia, se assim estiver bem e segura.

Nos cuidados pós-operatórios orientamos a realização de drenagens pós-operatórias (não pode nas mamas), do uso de malhas pós-cirúrgicas e placas modeladoras para prevenirem inchaços em demasia, ajudar na aderência da pele, modelar o contorno mamário, prevenir e retirar nódulos\fibrose, diminuir a dor pós-operatória, tudo isso para ter a melhor recuperação possível.

O retorno às atividades físicas é gradual a depender da evolução do pós-operatória, orientamos com 15 dias iniciar caminhadas, realizar musculação leve inicialmente de membros inferiores e, com o tempo, vai aumentando a intensidade, com 3 meses liberaremos realizar atividade físicas normalmente com membros superiores, peitorais e costas, liberamos para dirigir com 10 dias, a depender da cicatrização.

Estou nas Redes Sociais

Não adie mais seu sonho, entre em contato

Inicie seu sonho aqui