A lipoenxertia de mama é um procedimento que ocorre a transplante de gorduras de outras regiões do corpo para a região mamária, podendo ser enxertadas no tecido subcutâneo das mamas, região peitoral e retropeitoral.
Esta cirurgia tem como objetivo melhoras pequenas diferenças entre as mamas, sendo uma auxiliar na mamoplastia ou mastopexia, não a realizo como procedimento único para aumentar a mama, pois a gordura é um tecido não-denso, por assim dizer, mole e não consegue sustentar bem a mama, então é um procedimento complementar.
Colhemos a gordura em uma localização do corpo, como abdome, braço, coxa, tórax ou qualquer região que possua uma área doadora adequada, a quantidade não é comparável como uma lipoaspiração para contornar o corpo, e sim apenas para coletar a gordura, uma quantidade suficiente para ajustar as pequenas diferenças, mas, quando uma lipoaspiração ou lipoescultura é realizada, a gordura retirada pode ser utilizada.
A gordura coletada é decantada em um recipiente estéril, fechado, sem contato com o ar ambiente, separada de outros líquidos ou células não-gordurosos, coleta as células de gorduras viáveis e purificadas e, através de cânulas finas e adequadas, realiza a lipoenxertia na região mamária.
Não é necessário cicatrizes grandes, pelo contrário, tanto para coletar quanto para lipoenxertar, realiza-se pequeno orifício (0,5 cm), assim, é um procedimento que não traz mais cicatrizes indesejadas para a paciente.
As indicações são:
Para realizar esta cirurgia, a paciente necessita estar com ótima saúde, realizar adequadamente os exames pré-operatórios e ajustar as carências, realizar as avaliações pré-operatórias com os profissionais necessários (cirurgião plástico, anestesista, nutrólogo e clínico especialista).
A cirurgia necessita de segurança antes, durante e depois, assim exigem locais seguros como os hospitais de credenciamentos, pois, a saúde da paciente deve ser a prioridade.
A equipe de anestesiologia realiza sempre uma consulta pré-operatória onde indicará a melhor assistência anestésica para o paciente, entre a possibilidade de anestesia está a anestesia geral, percebo como mais segura e confortável para a paciente, podendo até mesmo ter alta no mesmo dia da cirurgia, se assim estiver bem e segura.
Nos cuidados pós-operatórios orientamos a realização de drenagens pós-operatórias, do uso de malhas pós-cirúrgicas e placas modeladoras para prevenirem inchaços em demasia, ajudar na aderência da pele, modelar o contorno corporal, prevenir e retirar nódulos\fibrose, diminuir a dor pós-operatória, tudo isso para ter a melhor recuperação possível.
Não adie mais seu sonho, entre em contato