Rinoplastia

A cirurgia de nariz ou rinoplastia é uma cirurgia plástica que precisa melhorar, ou manter pelo menos, a função primordial do nariz que á a passagem de ar na respiração. então, ela não será apenas de cunho estético, mas também funcional – correção do desvio de septo, hipertrofia de cornetos, melhora do ângulo da válvula interna, assim como outras alterações para melhorar a respiração do(a) paciente.

O nariz deve ser avaliado como um todo, o dorso nasal, a ponta nasal, as asas nasais, as aberturas das narinas, a columela, as estruturas ósseo-cartilaginosas e a espessura cutânea-adiposa.

No dorso nasal, poderemos reduzir a altura caso a paciente possua uma elevação, a famosa giba; ou elevar a altura do dorso nasal, caso possua um nariz “selado”. importante avaliar se possui alguma lateralização, desvio do eixo central, se possui uma boa estruturação. isso tudo impacta nas outra etapas da rinoplastia, principalmente na ponta nasal.

A largura da estrura óssea do nariz também é avaliada, a famosa “fratura” do nariz para diminuir a largura e estreitar o nariz; isso impacta na perpecção mais delicada e proporcional do nariz em relação a aparência facial.

A ponta nasal é a parte mais destacada do nariz, onde trabalhamos a altura da ponta em relação ao dorso nasal (a ponta mais elevada ou mais reta); também a largura entre as projeções dos domus (alteração da percepção dos pontos luminosos da ponta nasal – deixando mais fina e natural); o ângulo de reflexão inferior a ponta; os pontos luminosos do soft triangle.

As asas nasais são avaliadas tanto em sua consistência (para manter a abertura das narinas firmes durante a inspiração), quanto no seu posicionamento (podem estar mais elevadas, mais redundantes ou com uma espessura excessiva na curvatura).

A largura da base do nariz, a distância entre as extremidades das asas nasais, remete a possível cirurgia de alectomia. esta etapa da cirurgia de rinoplastia, que é bem difundida nas mídias sociais, deve ser um dos últimos momentos da cirurgia de rinoplastia, pois precisa estar propocional com as outras estruturas do nariz e, principalmente com o perfil da face do paciente. é para salientar que a alectomia impacta na passagem de ar pelo nariz, não é apenas um ponto de vista estético.

Assim, de uma forma geral, planejaremos a sua rinoplastia. uma cirurgia única e personalizada para cada paciente.

A técnica de rinoplastia pode ser aberta – as cicatrizes são na columela nasal e dentro das narinas (as cicatrizes ficam bem discretas e pouco perceptíveis) – ou a técnica fechada (não tem a cicatriz transcolumelar). realizamos enxertos de cartilagens para melhor remodelar o nariz, podem ser cartilagens do septo nasal, das orelhas ou cartilagem costal. não utilizamos tampão nasal. imobilizamos o septo nasal com um splint, porque ajuda a evitar hematoma no septo nasal.

Para realizar esta cirurgia, a paciente necessita estar com ótima saúde, realizar adequadamente os exames pré-operatórios e ajustar as carências, realizar as avaliações pré-operatórias com os profissionais necessários (cirurgião plástico, anestesista, nutrólogo e clínico especialista).

A cirugia necessita de segurança antes, durante e depois, assim exigem locais seguros como os hospitais de credenciamentos. pois, a saúde da paciente deve ser a prioridade.

A equipe de anestesiologia realiza sempre uma consulta pré-operatória onde indicará a melhor assistência anestésica para o paciente, entre a possibilidade de anestesia está a anestesia geral, percebo como mais segura e confortável para a paciente. podendo até mesmo ter alta no mesmo dia da cirurgia, se assim estiver bem e segura.

O tempo de recueração para retorno das atividade de trabalho varia de acordo com os afazeres. quando não tem risco de impacto no nariz, o retorno é assim que o paciente estaja confiante e tranquilo para exercer suas funções. mas para ativdades físicas, com 2 a 3 semanas. porém, atividade físicas que não tenham o risco de traumatizar ou impacto sobre o nariz. ou melhor, não aconselho a realizar atividades que ponham em risco a cirurgia de rinoplastia devido a impactos ou traumas fisicos, pois podem soltar os pontos internos, quebrar as estruturas ósseo-cartilaginosas ou deslocar os enxertos realizados.

Orientamos no pós-operatório imediato: a posicionar compressas com gelo sobre os olhos, pois ajudam a diminuir o inchaço e o sangramento; deitar com a cabeceira elevada (as costas elevadas com dois travesseiros); não encostar o nariz no leito; drenagens pós-operatórias faciais.

Estou nas Redes Sociais

Não adie mais seu sonho, entre em contato

Inicie seu sonho aqui