O sutiã utilizado no pós-operatório de cirurgia mamárias são utilizados por quase todos os cirurgiões plásticos, mas qual o seu real papel?
Eu utilizo bastante o sutiã pós-operatório devido à necessidade de controlar o edema após a cirurgia, isso ajuda na diminuição das dores e numa evolução melhor, então a sua importância é conter um edema exacerbado.
Como escolher o sutiã pós-cirúrgico?
Primeiro, a paciente tem que fazer a prova antes da cirurgia!
Mesmo que sua mama irá diminuir ou se for aumentar de volume, pois a paciente deve se sentri confortável com ele, não deve ser apertado, ele deve ser justo. no pós-operatório, a paciente vai inchar, vai ter uma sensibilidade maior sobre as cicatrizes, se tiver prótese sentirá uma pressão, então tudo isso deve-se levar em conta para escolher o sutiã com a medida adequada e seja eficiente.
Não reutilizar sutiã de outras pessoas!
O sutiã pós-cirúrgico é uma vestimenta íntima, não deve ser compartilhada. cada paciente tem a sua flora bacteriana da pele diferente uma da outra, então, pode proporcionar infecção. outro ponto, o biotipo e contorno corporal de cada pessoa é diferente, então o sutiã irá se moldar de acordo com o tórax paciente. portanto, as compressões do sutiã serã desiguais e pode causar complicações como seroma, abrir pontos, marcar a pele de forma errônea.
A malha do sutiã deve ser confortável, não pode ser dura, sem costuras internas, a compressão de ser uniforme e com colchetes centrais e na parte anterior.
A sutiã deve ser confortável e com compressões adequadas, nem muito fraco e nem forte demais, pelos diversos pontos já explicados anteriormente, a paciente deve utilizá-lo sozinha, então ela precisa fechar de forma tranquila e por meses, no mínimo 3 meses, as costuras elas podem ferir a pele e marcar nas mamas, então não podem tê-las ou se tiver, não ter contato com a pele.
A medida do sutiã deve levar em conta o diametro da caixa torácica da paciente.
O sutiã deve ser justo e confortável antes da cirurgia na prova da paciente. as mamas operadas não podem sofrer compressões demasiadas após a cirurgia, então sutiã muito apertados ou pequenos irão causar complicações e serã prejudiciais.
Os sutiãs pós-cirúrgicos serã aliados contra a gravidade, devem sustentar as mamas para ajudar a longo prazo na manutenção das mamas.
A cirurgia mamária tem como objetivo suspender as mamas, deixá-las na regiões torácicas, anteriormente a cirurgia, a paciente já apresenta mamas sem sustentação, pele flácida, tecidos mamários flácidos, ligamentos mamários frouxos, então já é sabido que não tem uma sustentação boa. A cirurgia irá tentar refazes uma sustentação forte e firme, após a cirurgia, o edema e a gravidade irão pesar sobre as mamas, daí onde entra o papel do sutiã pós-cirurgico na contenção e ser anti-gravidade.
Sempre falo para as minhas pacientes, após uma cirurgia mamária: quanto mais tempo utilizar, melhor será! porque irá segurar mais tempo e ajudar futuramente na prevenção da queda das mamas, a hidratação da pele também é muito importante, pois, uma pele hidratada é mais firme.
Portanto, nos cuidados pós-operatórios orientamos a realização de drenagens pós-operatórias (não pode nas mamas – pode soltar ou romper algum ponto intenno), do uso de malhas pós-cirúrgicas e placas modeladoras para prevenirem inchaços em demasia, ajudar na aderência da pele, modelar o contorno mamário, prevenir e retirar nódulos\fibrose, diminuir a dor pós-operatória, tudo isso para ter a melhor recuperação possível.
O retorno às atividades físicas é gradual a depender da evolução do pós-operatória, orientamos com 21 dias iniciar caminhadas, realizar musculação leve inicialmente de membros inferiores e, com o tempo, vai aumentando a intensidade, com 3 meses liberaremos realizar atividade fisicas normalmente com membros superiores, peitorais e costas, liberamos para dirigir com 2 a 3 semanas, a depender da cicatrização.
A utilização do sutiã pós-cirurgico orientamos, em geral, 3 meses no mínimo. o ideal é utilizar o resto da vida! Mas sabemos da importância da elgância das roupas e de suas combinações.
Lógico que tem casos especiais e particulares que iremos ajustar o tempo de acordo com a evolução.
Não adie mais seu sonho, entre em contato